Free Lightroom Presets // Cinematic Portraits

©Caio-Braga-Presets-Sample-Image.gif

Há alguns (bons) anos atrás, quando comecei a me interessar mais por fotografia, câmeras, lentes, cores, estilo, etc…o Flickr era um terreno muito fértil para esse tipo de conversa e os gringos, principalmente, eram incrivelmente sinceros nas críticas, gentis e generosos em compartilhar o que sabiam, com raras exceções. Claro, como todo lugar, também tinha a galera que queria “ter o seu ovo babado” e não compartilhava informação, escondia o EXIF das fotos (risos) e não compartilhava seus Presets, Color Curves (ou suas Actions) de Photoshop sob o pretexto  “I don’t share it because this’s part of my art”, this’s “my style”.

Da mesma forma, sempre achei estranho o “No Filter” e o “SOOC”  – Straight Out Of the Camera – ou “direto da câmera” quando vinha com aquela conotação de “olha como eu sou foda”.  (Ou seria mais lúcido dizer “Olha como eu sou foda e cofio o “this part of my art” à interpretação de cores feita por técnicos e engenheiros da Canon, Nikon, Fuiji, Sony, Apple, etc…) Sempre me incomodou a ideia de que “part of my art” e esse “this’s my style” fosse algo vindo de um software, um recurso vindo de um programa de computador – ou de um fabricante de câmera – e não algo de “dentro do artista”, algo que não fosse parte do próprio processo de pesquisas, referências, experimentações e descobertas.

Obviamente que os Presets, Actions e etc, podem ser uma pequena parte desse processo, mas no final das contas, não são nada mais do que pontos de partida. Cada cena, cada situação de luz pede ajustes diferentes, assim como exige também ajustes diferentes da sua câmera no momento do clique.

Então, não existe nenhum “pulo do gato”, nem Preset Mágico nem qualquer mistério sobre como eu revelo o meu RAW, por exemplo. Estou disponibilizando para download os meus principais Presets, gratuitamente e sem necessidade de que você deixe o seu email. São Presets que eu uso no meu dia a dia e são baseados no padrão “Adobe Standard” e em “Camera Standard“ e com os quais vocês podem fazer ajustes – principalmente de Contraste e Saturação/Vibração – depois de aplicá-los.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
E claro, para quem quiser conhecer o meu processo para chegar nessas cores, como fazer para que você consiga chegar nas cores que dialogam com o seu trabalho e criar os seus próprios Presets aí sim, tenho uma Consultoria de Pós Produção que você pode contratar e que vai ser um prazer poder somar ao seu processo de aprendizado. Ainda tenho UMA VAGA, então quem se interessar, mande um email agora para "falecom@caiobraga.com.br
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Compara 1.jpg
Compara 2.jpg
Compara 3.jpg
Compara-4.jpg
Compara-5.jpg

 

[+] Para fazer o download dos Presets // http://www.caiobraga.com.br/free-lightroom-presets


Espero que seja útil para vocês!
©Caio Braga Fotografia.