BLOG // Trabalhos Recentes

Desabafos Fotográficos {Solitude vs Loneliness}

Eu nunca fui adepto de acordar cedo, embora durante muitos anos da vida eu tivesse sido obrigado a acordar às 6h00 para cumprir minhas obrigações. E de alguns bons anos pra cá, por conta dos meus horários de trabalho, me acostumei a acordar bem depois do amanhacer e com um certo orgulho: quase como alguém que vai à forra por ter tido que levantar cedo tantas vezes e muito à contragosto.

Mas a verdade é que eu sinto falta de ver o sol nascer. E de alguns meses pra cá, estranhamente eu tenho acordado muito antes de despertador, e ao caminhar até o banheiro – e perceber uma lufada de luz alaranjada entrando sorrateiramente pelas frestas – eu simplesmente não resisto e me coloco na janela a esperar o dia amanhacer.


E me pego pensando numa dessas manhãs que, em inglês, existe uma diferença entre Loneliness e Solitude. Em português é tudo simplesmente solidão: sem entrelinhas, sem dupla interpretação, sem variação de sentido ou de aplicação. E a solidão, esse sentimento tão relegado à sombra, mas tão cheio de nuances de significado, vem até mim nessa hora. Uma solidão cheia de luz e no melhor sentido que essa palavra pode carregar.

E é meu momento de solidão. Um instante positivo, dedicado a mim mesmo, um momento de reflexão....que me faz bem, que me conecta comigo mesmo e que me conecta com a beleza das coisas simples da vida.

Um momento muito mais de Solitude do que de Loneliness.