Blog

{E o workshop de Novembro foi assim}

Foram dois dias intensos, com uma galera tão sedenta por informação e tão ansiosa por aquele conteúdo que em muitos momentos – principalmente no primeiro dia – me senti literalmente "metralhado" (risos). 

Mas no final o prazer é indescritível ao ver o sorriso no rosto de cada um. Olhar nos olhos e sentir a confiança de "agora eu sei o que eu estou fazendo"…  "obrigado, agora sei bem por onde começar e vou tentar coisas novas"... É indefinível o quanto isso me faz bem.

A cada nova turma, a cada experiência como essa, percebo como esse trabalho tem tudo a ver comigo e com as coisas que sou apaixonado por fazer! Compartilhar não apenas conhecimento, mas gratidão, respeito e amor: pela profissão e por outros profissionais. É o que me motiva.

Eu aprendo muito com cada turma. Cada um traz uma visão única, não apenas sobre fotografia mas também sobre a forma de se relacionar com a câmera propriamente. E são essas particularidades que me fascinam! Sempre busco estar atento a cada participante e ter a sensibilidade para perceber como cada um vai absorver um determinado conceito, como cada um vai receber aquele conteúdo e aproveitá-lo. Mergulhar nesse "infinito particular" me faz evoluir também, me faz olhar as coisas por outro prisma, me faz crescer… como profissional e como ser humano.

Então, fica aqui minha eterna gratidão à turma, não apenas por ter tido a chance de conhecer mais uma galera incrível como vocês, mas por terem proporcionado momentos tão bacanas e tão especiais que ficarão gravados na minha memória. 

Espero que os novos conhecimentos tragam segurança para que a fotografia de vocês possa evoluir em criatividade e técnica, e que vocês consigam levar o trabalho a um outro patamar. Espero também esse post possa expressar um pouco desse meu sentimento e que sirva como o meu MUITO OBRIGADO POR TUDO! 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

PS: Agredecimentos especiais à Dri – que sem ela esse workshop não seria assim – à Daniela Romanesi  – grande amiga e inspiração – pela sua presença sempre iluminada. Meu muito obrigado à talentosa modelo Andressa Karina Voltolini, que não só nos deu o prazer de estar lá com a gente, mas encheu nossos corações de doçura e de amizade. Obrigado às minhas amigas Joceli Oliveira e Marcia Peniza por tomarem real a minha ideia com tanta rapidez e competência, vocês são incríveis…incríveis!!! Obrigado também àquela voz tranquila que muitas vezes vem soprar no meu ouvido palavras de coragem e de conforto, me motivando, me mostrando que esse é mesmo meu caminho.

 

Veja um pouquinho dos bastidores

E agora alguns retratos produzidos pelos participantes:

[As imagens abaixo estão totalmente sem retoque, direto da câmera. Foi apenas aplicado uma curva de cor/revelação presetado no Lightroom.]

Nessa galeria, os exercícios mesclando flash com luz contínua, controle de white balance e direção de iluminação. Na sequência um set de estúdio montado em conjunto com os participantes, onde todos opiniaram, ajudaram a "criar a luz" e tiveram a oportunidade  de dirigir a nossa modelo.

Obrigado pelas palavras, pessoal! 

Ana Ferriani "Muito bom participar de um WS que é feito com carinho e dedicação!  Agora vamos treinar para colocar em prática os conceitos que a gente aprendeu no nosso dia a dia.  Eu adorei tudo que vc ensinou, parabéns pelo trabalho! E também adorei conhecer a todos! Bom demais falar de fotografia durante horas!”

- - - -

Alexandre Huang "O curso foi extremamente proveitoso e conseguiu sanar várias dúvidas que ainda tinha sobre iluminação. Parecia um bicho de sete cabeças, agora parece somente um de três cabeças. Sua dedicação, paciência e conhecimento são um diferencial e consegue fazer com que todos ali consigam evoluir de forma uniforme. Adoro o clima família, o entrosamento e a parceria com sua esposa é bem afinada. Achei fantástico vocês dois colaborando e tentando fazer com que tudo ali desse certo.Tudo foi muito bom, as pessoas são ótimas e a leveza com que vc conduz o curso é fantástica. Só consigo desejar ainda mais sucesso na sua caminhada. Conte comigo para o que precisar.”

- - - -

Andrea Benedetti  "Sempre fui do time que dizia preferir uma luz natural, que foto com luz natural é muito mais bonita. O Caio me fez ver que eu posso usar o flash sem modificar minhas fotos, sem interferir na luz  já existe, apenas usando um recurso a mais de luz, que quando bem usado só tem a agregar. Saí do workshop sem medo de carregar meu flash por aí e disposta a experimentar e ousar  mais com a luz na minhas fotografias. Foram dois dias deliciosos, de muito aprendizado e com uma turma incrível! Super indico este workshop para quem ainda tem algum receio em usar o flash."

- - - -

Andressa K. Voltolini "Foi bonito de ver a troca de conhecimento entre as partes. Achei admirável o método de ensino paciente e dinâmico do Caio, a anergia da turma e produção estava impecável. Me senti privilegiada por estar no meio de tanta gente talentosa”

- - - -

Daniela Romanesi  "Foi muito especial esse workshop pra mim. Eu dei um passo mais próximo do flash, perdi o medo de usá-lo e agora me sinto mais encorajada a trazer esses conhecimentos para o meu dia-a-dia. O carinho e cuidado com que o Caio e Adriana fizeram tudo, criou um ambiente super amigável e a interação foi perfeita com toda a turma. "

- - - -

Mariana Marques Fazia muito tempo que eu vinha pensando em fazer algum curso para aprender a lidar melhor com o flash e entender um pouco de iluminação de estúdio, mas tudo que eu via por aí era muito complexo, muito teórico e, principalmente, muito "matemático". Mas aí surgiu o Caio com esse WS e me pareceu ser um pouco diferente de tudo que se vê por aí. E de fato é. Faz toda a diferença quando você sente que a pessoa que está ali ensinando realmente ama compartilhar conhecimento e tem toda paciência do mundo pra te ajudar a entender do seu jeito. Sim, do seu jeito. Ele explica aquilo que todo mundo explica, mas de maneira mais simples, mesmo se tiver algum número envolvido... e se você não entender, ele vai te ajudar e fazer o passo a passo com você até dar certo e você encontrar a sua maneira de chegar àquele resultado. Diferentemente de outros Workshops, o Caio não vai se importar de sair completamente fora do cronograma de ensino dele para responder perguntas que surgem de todos os lados. Então some muita paciência, amor pelo que faz, diversão e muito conteúdo e você tem o workshop do Caio Braga. Antes do workshop minha relação com o flash era ligar e deixar ele decidir se ia me ajudar ou não. Agora a gente já começou a conversar melhor e quem decide como vai ser a luz sou eu! =)

- - - -

Vinicius Alegreti Meza "Sempre pensei a fotografia como um fluxo continuo que contivesse muitos passos para a realização de uma imagem. Entretanto, nunca encontrei nenhum curso, ou workshop, que oferecesse, de uma maneira única, esta possibilidade. Até encontrar o Workshop do Caio. Pela primeira vez consegui sentir na pele o que é atuar na área de fotografia de maneira unificada. Aprendi desde preparar o equipamento, configurá-lo, lidar com uma modelo e finalmente tratar a imagem. Tudo em um só lugar, com um só profissional! E que profissional! Nada como lidar com alguém que realmente entende, se preocupa com seu aprendizado e o trata de maneira VIP. É assim que vejo este excelente trabalho oferecido pelo Caio Braga! Seu workshop esteve muito além de minha expectativa e hoje ele reverbera em como penso e faço fotografia!! Valeu Caio!! "

 

E aí? Quer participar do próximo?

Acesse a página oficial do workshop e saiba mais.